A dica mais importante para Iniciantes na Aerografia

O erro comum dos iniciantes na aerografia, é usar o aerógrafo como se fosse uma lata de spray, muitos pressionam o gatilho do aerógrafo e não soltam, carregando a superfície de tinta, causando vários problemas.

Ficando com muita dificuldade em usar o aerógrafo por ser de dupla ação, por imaginar que ao pressionar o gatilho a tinta vai sair na hora e acabam deixando suas pinturas e seus desenhos muito manchados por não saber usar de forma correta.

Devido a grande falta de profissionais ensinando como usar o aerógrafo de forma simples e prática, acabam não conhecendo as técnicas certas para praticar.

Esse é o principal problema que dificulta quem está começando na aerografia e quer usar o aerógrafo para deixar seus desenhos e pinturas com um acabamento profissional.

Nesse video vou te mostrar o que fazer para usar o aerógrafo do jeito certo e mostrar alguns exercícios eficientes para dominar o uso do aerógrafo, assim vai conseguir fazer seus desenhos e pinturas com melhor qualidade e acabamento.

Porque não devemos usar o aerógrafo como uma lata de spray

O aerógrafo foi desenvolvido para ser usado em pequenas pinturas e com uma pressão que pode variar entre 15 a 50 PSI, dessa forma você consegue utilizar para pinturas levemente grandes e fazer detalhes muito precisos e pequenos.

Como o aerógrafo foi pensado para ser um complemento no desenvolvimento artístico e não apenas uma ferramenta única de trabalho, usar de forma errada pode causar sérios problemas em suas pinturas.

Diferente do spray, que por ser uma lata, precisa de uma pressão por metro cubico muito mais alto, isso acontece porque conforme a tinta sai, o gás que empurra a tinta, sai junto e se não tiver uma quantidade considerável pode acabar a pressão e ainda ter tinta na lata sobrando.

Essa é uma diferença bem grande que devemos considerar, pois, a pressão usada na lata de spray é muito mais alto, influenciando durante a pintura, porém no aerógrafo, nós que controlamos a pressão.

E isso acaba causando muitos problemas como:

  1. Acumular muita tinta em algumas partes do nosso trabalho.
  2. Deixar nossa pintura manchada.
  3. Ficando um acabamento amador.
  4. Tinta espirrando no nosso trabalho por acumular no bico do aerógrafo.

Esses são alguns dos problemas mais evidentes que vai acontecer ao usar o aerógrafo em forma de lata de spray.

E saber usar do jeito certo, vai permitir poupar tempo na realização dos seus desenhos e pinturas, como também poupar dinheiro, porque não vai precisar fazer reparos no seu equipamento e também na compra de tintas.

Pois, vai conseguir ter melhor aproveitamento na aplicação das suas tintas em seu trabalho no dia a dia.

Não se preocupe, porque o que vou te mostrar aqui é tão simples que muitos acabam ignorando e não entendem porque não consegue ter melhor qualidade em seus desenhos e pinturas.

E isso me lembra quando comecei na aerografia…

Erro Comum dos Iniciantes na Aerografia

Quando comecei na aerografia, assim que chegou meus equipamentos e conseguir deixar tudo funcionando, foi imprimir uma foto e tentar fazer um desenho realista.

Essa sem dúvida foi a minha pior decisão que tomei para iniciar, hoje entendo que foi tudo devido à emoção e por estar super empolgado, pensando que seria algo simples.

Pois, vi alguns vídeos no YouTube e imaginei que seria muito fácil.

E como não conhecia as técnicas que vou te mostrar aqui nesse video, imaginei que fazer esse desenho mais realista, seria algo divertido e um pouco desafiador, pois não queria ficar fazendo desenhos animados apenas…

Como deve imaginar, me dei muito mal, você tinha que ver meu desenho, até joguei fora de tão ruim que ficou.

Para você ter noção meu desenho saiu todo manchado, por não entender como usar o aerógrafo e soltar a tinta no momento certo, acabava pintando áreas onde não precisava.

E por não entender o ponto certo da diluição da minha tinta, acabava deixando algumas vezes muito grossa e outros momentos muito aguada, não cobrindo algumas cores.

Foi um caos total esse primeiro desenho…

Além de gastar muita tinta para fazer um desenho pequeno, acabei quase quebrando meu aerógrafo nos primeiros dias, pois não sabia como limpar corretamente.

Esse foi um momento muito complicado para mim, e sei como muitas pessoas que estão começando se sentem, por não entender como usar o seu equipamento do jeito certo.

As 4 Fases para Iniciantes na Aerografia dominar o aerógrafo

Por isso quero te mostrar como tornar tudo isso muito mais fácil e com base nisso que criei a aula de hoje.

Deixa eu te explicar melhor como vamos aplicar essas técnicas e depois vou te mostrar como fazer na prática e como vai conseguir repetir esse processo sozinho se preferir.

Para deixar mais dinâmico separei esse método em 4 fases bem simples e fácil de aplicar.

FASE 1: vamos focar no controle do Gatilho.

O gatilho é a peça do aerógrafo que puxamos para liberar a tinta, dessa forma sabendo o momento certo, que deve puxar pouco e quando puxar bastante o gatilho, se tornando muito mais fácil para fazer traços finos e também traços mais grossos.

Controlar o gatilho vai acelerar como você faz os seus desenhos como também vai evitar que seus desenhos e pinturas fiquem com qualidade amadora ou manchada.

Essa fase é muito importante, porque se você não aprender de forma correta, vai sentir muita dificuldade mesmo usando um aerógrafo de bico 0.2 mm, não conseguindo fazer traços e detalhes bem pequenos, muitas vezes imaginando que seu equipamento é o problema.

FASE 2: fazer desenhos geométricos diariamente.

As formas geométricas são o que vai possibilitar você ter melhor controle do aerógrafo para fazer desenhos pequenos, como também desenhos grandes.

Esse é o caminho mais rápido para saber se está evoluindo no uso do aerógrafo, e onde está com dificuldades, podendo corrigir com novos estudos e prática.

Usar os desenhos geométricos é importante para conseguir analisar os pontos de falhas que precisam ser corrigidas, e usar referencias complexas pode fazer com que percebamos as falhas após meses de estudos e ficar todo esse tempo sem entender onde estamos errando.

Já com os desenhos geométricos, conseguir analisar essas falhas leva apenas alguns minutos e não meses de estudo, facilitando a percepção e nos ajudando a fazer desenhos cada vez mais elaborados facilmente.

Essa é uma fase que muitos artistas iniciantes vêm ignorando, e recomendo que aplique por 10 minutos ao dia e você vai conseguir ver os resultados em pouco tempo.

FASE 3: usar desenhos simples.

Aqui vamos deixar o nosso estudo mais complexo e nessa fase é importante já ter um certo domínio do aerógrafo.

Vamos selecionar alguns desenhos animados para deixar nosso estudo mais divertido e assim conseguir melhorar nossas habilidades rapidamente.

Essa fase é uma extensão mais avançada da fase anterior, por isso se não tiver aplicado os conhecimentos anteriores, fazer esse estudo vai ser duas vezes mais difícil.

E minha recomendação é para que você não pule etapas.

FASE 4: como encontrar desenhos legais e divertidos.

Nessa etapa vou te mostrar como fazer e aplicar seus estudos de forma simples e prática, vou te mostrar como fazer tudo sozinho e conseguir aplicar no dia a dia para melhorar suas técnicas.

Essa é uma fase mais simples, porém que vai exigir um pouco de noção do que realmente você consegue fazer usando o aerógrafo e replicar no dia a dia.

Escolher uma arte muito complicada vai tornar o seu aprendizado algo lento e demorado, por isso é importante aplicar em desenhos mais simples e alguns momentos pode se dedicar a desenhos mais complexos.

Para te ajudar na escolha da referência perfeita, preparei uma lista de sites onde você pode encontrar imagens boas e divertidas para fazer seus estudos no dia a dia.

Colocando os Métodos em Prática

Agora que você já sabe como vai funcionar o método e a importância de cada fase, deixa eu te mostrar como colocar em prática cada uma das fases para que você consiga melhorar suas habilidades na aerografia.

Como aplicar cada uma das fases, na prática:

  • FASE 1: Focar no funcionamento do gatilho
  • FASE 2: Fazer desenhos geométricos diariamente por 10 minutos
  • FASE 3: Usar desenhos simples — Vídeos Complementar
  • FASE 4: como encontrar desenhos legais e divertidos para aprender aerografia.

Livro Digital com +30 Exercícios

LIVRO DIGITAL MAIS DE 30 EXERCICIOS DE AEROGRAFIA

Agora você aprendeu como melhorar suas habilidades para usar o aerógrafo do jeito certo e conseguir fazer seus desenhos e pinturas com mais facilidade.

Se você quer ter a minha ajuda, e usar os mesmos exercícios que usei para aprender aerografia praticando 37 minutos por dia.

Nesse Livro digital você vai ter acesso a mais de 30 exercícios que você pode aplicar a partir de hoje e ver os resultados em menos de 7 dias.

Você pode adquirir esse livro por apenas R$ 14,90 por tempo limitado.

Ao aplicar esses exercícios vai conseguir melhorar a qualidade dos seus desenhos e pinturas usando um método testado e validado.

Clique aqui e garanta a sua cópia agora mesmo!

Daniel Latim

Daniel Latim

Daniel é artista especializado na aerografia, fundador do maior canal no Youtube sobre aerografia do Brasil com mais de 26 mil inscritos e mais de 250 vídeos publicados. Foi o primeiro a customizar o Troféu imprensa para o SBT, usando das técnicas de pintura personalizadas, que poucos artistas no Brasil dominam.

>